G08

19.11.2013
À Capucha + Júlio Dolbeth + Frederico Rozeira
 

 
À Capucha

À Capucha

À Capucha! é uma marca independente que se inspira em modelos tradicionais portugueses para criar novos produtos. Estabelece parcerias entre designers e artesãos que (re)inventam objetos fazendo uso de técnicas ancestrais de manufatura.

O projeto iniciou-se no Verão de 2012 em Portugal e continuou entre Londres e Barcelona. No início de 2013 Raquel Pais e a Maria Ruivo, duas designers com experiências nas áreas de design de comunicação, fotografia, marketing e gestão e produção de projetos na área das indústrias criativas decidiram regressar a Portugal para fundarem o estúdio Uh La La! e lançarem-se À Capucha!

www.acapucha.pt

 

 

 
Júlio Dolbeth

Júlio Dolbeth
Desenho e Ilustração

Júlio Dolbeth nasceu em Angola em 1973, vive e trabalha no Porto. Artista, ilustrador, docente e investigador na FBAUP. Um dos curadores e mentores da Galeria Dama Aflita no Porto.
Existe um campo difuso que separa a ilustração do desenho, o ponto de partida para esta conversa surge da fusão entre as duas matérias, quando o desenho sem encomenda se torna uma ilustração. No campo narrativo quando uma ilustração, enquanto representação subjetiva, acrescenta novas camadas de interpretação através da citação, referência ou apropriação de obras iconográficas.

www.juliodolbeth.com / dolbeth.tumblr.com

 

 

 
Frederico Rozeira

Frederico Rozeira
“Bitcoin — O que é? Para que serve? Como usar?”

Bitcoin é uma criptomoeda digital descentralizada criada em 2008 por Satoshi Nakamoto.

É uma moeda cuja rede de transações corre num programa open source e usa sistema complexo de criptografia. A rede de transações é distribuida (peer to peer) e pública.
A rede é suportada por vários computadores (mineiros) que são recompensados com taxas sobre transferências e com um valor atribuido pela rede de 25 Bitcoin. Esse valor vai decrescendo até ao valor máximo de 21 milhões.
Cada utilizador tem que ter uma carteira que pode ser representada por um QRcode.

A conversão de Bitcoin em Euro, pode ser feita por sites de câmbio.

Vários serviços aceitam Bitcoin actualmente, incluindo WordPress, Reddit, Wikileaks entre outros.

en.wikipedia.org/wiki/Bitcoin / bitcoin.org/en / bitcoin-portugal.com / blockchain.info
bitcoinity.org/markets/mtgox/EUR / blockorigin.pfoe.be/chart.php / btc.pt / bitcoinmagazine.com / www.spendbitcoins.com/places

 

 

 


 
G08