G11

21.01.2014
Porto Verde + Lenho Lento + Hugo de Almeida Pinho
 

 
Porto Verde

Porto Verde

Porto Verde é uma plataforma cooperativa de expressões de sustentabilidade que ocorrem na cidade do Porto e que vêm colmatar um nicho específico: aquele do prazer pelos espaços verdes, pela natureza, pela sustentabilidade e pela resiliência dos sistemas que são a base e a expressão da nossa vida.

Tendo a permacultura como directriz, a Porto Verde funciona como ferramenta de transição para uma cidade verde. Pela colaboração e partilha de conhecimentos e acções, este movimento procura criar novas propostas para um convívio de abundância, criatividade e liberdade; para a criação e divulgação de uma economia da saúde, do cuidado e do prazer.

www.portoverde.pt

 

 

 
Lenho Lento

Lenho Lento

Nicola Cavallini nasceu em Viganello, na Suíça Italiana. João Carneiro nasceu em Candal, Vila Nova de Gaia. Em 2005, Nicola e João conheceram-se e daí nasceu Lenho Lento, um projecto vivo feito de sonhos e criatividade. Executam trabalhos de carpintaria utilizando materiais locais, antigos, usados, descartados nesta complexa sociedade de consumo e, posteriormente, recuperados, no respeito pela natureza e pela memória histórica e cultural. Recorrem a técnicas e instrumentos tradicionais, privilegiando o encaixe de madeiras maciças, o recurso a acabamentos ecológicos, cera e óleos naturais. Cada projecto nasce segundo as ideias dos clientes, sendo cada concepção feita com base numa medida e desenho únicos. Para a contemporaneidade e, talvez, para a posteridade, sobram criações sólidas, úteis e elegantes. Fora e dentro de um tempo, de vários tempos, à medida íntrinseca de cada ser humano.
www.lenholento.com

 

 

 
Hugo Pinho

Hugo de Almeida Pinho
Artista – Pintor

Na performance-conferência que apresentará na Glote, com o título Ao Mesmo Tempo (*), o artista propõe uma viagem guiada por alguns dos seus trabalhos de pintura, instalação, performance, fotografia e publicações com objectos e pertences de uma quase-colecção.

 
(*) numa referência ao livro póstumo de Susan Sontag
At the Same Time (2007) onde são reunidos os últimos
textos e discursos proferidos.

 
Biografia

Ovar, 1986. Vive e trabalha no Porto. Licenciado em artes-plásticas Pintura pela FBAUP em 2012. Bolseiro Erasmus na Marmara Universitesi, Istambul em 2010. Frequentou workshops de performance art, gravura, desenho e tipografia com artistas como Pia Euro, Jim Butler, Endo Ryuta, Choichi Nishikawa entre outros. Realizou residências artísticas na Casa Oficina António Carneiro e no projecto Guaridas no Maus Hábitos em 2012, no projecto 1ªAvenida no Edifício AXA em 2013.
Co-fundador do grupo Miraxes S.A. em 2009 e do grupo de investigação em performance art Sintoma em 2012. Em 2013 em parceria com Luísa Martelo criou a NAVE, desenho de publicações e livro de artista.
Expõe regularmente desde 2009. Realizou trabalhos em parceria com André Fonseca, Filipe Garcia, Hélder Pires e Maria Trabulo. Colaborou em projectos específicos com os artistas Cildo Meireles, Albuquerque Mendes e Sven-Ake Johansson. Co-comissariou com Marta Azevedo “Um Passeio no Campo de Guerra” no Espaço Campanhã em 2012.
Distinguido com o Prémio de Artes-Plásticas da Fbaup (2011, com Maria Trabulo), Prémio Oriente-Ocidente Miscigenações da Fbaul-Fundação do Oriente (2010), Prémio Finalistas 2009 em artes-plásticas do C.C.Ílhavo (com Hélder Pires), Prémio Estoril-Sol no XXI Salão de Primavera (2008).
 

 

 


 
G11 poster