G12

04.02.2014
Reabilitação Total + PUTRICA
 

 
Reabilitação Total

Reabilitação Total

O projecto Reabilitação Total pretende reverter o êxodo rural, promovendo o desenvolvimento sustentável (social, económico e cultural). Nesse sentido, tem como missão utilizar os recursos humanos socialmente excluídos nas cidades e potenciá-los como factor de desenvolvimento rural no interior do país.

Manuel Guedes é um dos fundadores do projecto! Aos 27 anos, após o início de carreira num gabinete de arquitectura e o contacto com população socialmente excluída através do voluntariado, decide tornar-se num empreendedor social. Assim nasce o projecto Reabilitação Total!

www.facebook.com/reabtotal

 

 

 
PUTRICA

PUTRICA
[Propostas Urbanas Temporárias de Reabilitação e Intervenção Cultural e Artística]

PUTRICA, inserido no programa das SEBASTIANAS, pretende ser um projecto de ocupação artística temporária de edifícios da cidade de Freamunde actualmente devolutos e descaracterizados de identidade urbana. O Festival, propõe, através de intervenções e dinâmicas artísticas, a reabilitação imagética desses espaços, servindo-se da arte urbana como agente transformador da cidade capaz de lhe atribuir novos valores e significados.
O projecto PUTRICA pretende ainda ser um meio de sensibilização para a integração da arte pública na paisagem urbana, no que respeita à importância na transformação e conservação da identidade espacial dos lugares. Dando asas à imaginação, propõe-se um percurso cultural pela cidade à descoberta de propostas artísticas numa exposição colectiva, onde se deseja que a rua se transforme numa galeria em espaço aberto e que, acima de tudo, promova e contribua para que esta forma de expressar a arte ganhe a adesão das pessoas e enriqueça, à sua maneira, a cultura da região.

Responsável e Curador do PUTRICA, Frederico é Mestre em Arquitectura pela FAUP [2006-2013] e Street Artist[2001]. Começou em 2007 a colaborar com o Centro de Comunicação e Representação Espacial [CCRE] e em 2008|2009 integrou o programa BII [Bolsa de Integração na Investigação] no Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo [FAUP] e o programa LIDERA, promovido pela Universidade do Porto, com o projeto Laboratório de Imagem, vocacionado para a fotografia e imagem. Em 2010 incorporou a equipa SCOPIO MAGANIZE como Contest Director e exerceu nos anos lectivos 2010|2011 e 2011|2012 a função de Monitor na disciplina de Comunicação, Fotografia e Multimédia na FAUP. Enquanto Street Artist o seu percurso conta já com várias participações em exposições, residências artísticas e diversos projetos.

facebook.com/projectoputrica

 

 

 


 

G12 poster