G14

04.03.2014
Rogério Nuno Costa + GaitaMaker
 

 
Rogério Nuno Costa

Rogério Nuno Costa
“Restaurant Day: A food carnival when anyone can open a restaurant for a day”

Sobre a total (e radical) democratização da prática gastronómica e a sua consequente “hipsterização”, através da partilha global, via redes sociais, de uma experiência comunitária inspirada na relação, altamente performatizada, entre as pessoas, com as pessoas e para as pessoas. Como pretexto: a comida que preparamos, servimos e degustamos em colectivo.

Rogério Nuno Costa é artista, professor, investigador, jornalista e food lover. É embaixador para a cidade do Porto do projecto internacional Restaurant Day. Pretende elevar a Arte à categoria de Gastronomia; o contrário já foi feito.

www.rogerionunocosta.wordpress.com / www.facebook.com/rogerionunocosta.art
www.facebook.com/cheff.roo / www.facebook.com/RestaurantDayPortugal

 

 

 

GaitaMaker

GaitaMaker
“A Investigação e o re-Design das Gaitas de foles em Portugal”

GaitaMaker© (Porto, Portugal) é um atelier de investigação e produção de Gaitas de fole, ibéricas. Gonçalo Cruz e Jorge Lira, investigam e redesenham instrumentos portugueses com séculos de existência, colocando agora nas mãos dos músicos, réplicas destes instrumentos capazes de “tocar hoje”.

Gonçalo Cruz (1979)
Arquitecto: “Eficiência Energética e processo de Design” | Músico: “Arrefole”, 1999 / … | Investigador e Formador: Gaita de Fole Galega, 2003 | Luthier profissional: 2010/…

Jorge Lira (1967)
Arquitecto: “Reabilitação de Edifícios, Eco Construção e construção de madeira” | Músico:  “Vai de Roda”, 1988 / 1996 | Investigador: Gaita de Fole Mirandesa, 1984; Coordenador do Projecto “Gaita Mirandesa, Reconhecimento e Padronização”, 2007.

www.gaitamaker.com

 

 

 


G14 poster